Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Detran-MS explica como obter a CNH e CRLV digital no mesmo aplicativo

Estado do Mato Grosso do Sul - CNH digital

Publicado por Tiago Cippollini
há 5 anos

O aplicativo da CNH digital, agora chamada de CDT (Carteira Digital de Trânsito), é um app do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) que permite ter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação com o mesmo valor da impressa e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. O download está disponível para todos os celulares.

Para utilizar aplicativo, o usuário precisa verificar se a CNH impressa já possui QR Code no verso que, para isso precisa, ter sido emitida a partir de maio de 2017.

Conforme o coordenador de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando, as versões digitais trazem vantagens adicionais, “propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade”, explica.

O coordenador ressalta que não portar a CNH física gera penalidade de multa. No caso do documento digital, o aparelho celular não pode estar sem bateria, pois também caracteriza a falta de porte obrigatório.

A novidade este ano é que o condutor não precisa mais comparecer ao órgão de trânsito (Detran-MS) para efetuar o cadastro, pois é realizado no próprio aplicativo com reconhecimento facial. Além disso, o aplicativo permite o compartilhamento fácil das informações da carteira, incluindo exportação para PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil, com validade legal conforme MP 2.200-2/2001, evitando uso de papel para impressão e o reconhecimento cartorial da cópia digital.

Em caso de perda do celular, ainda é possível usar o app para a recuperação eletrônica do documento para um novo aparelho (sem precisar de deslocamento físico). Por questões de segurança, a CNH Digital é vinculada a somente um aparelho telefônico por vez.

Para mais informações acesse https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/.

Assista o Detran em 1 Minuto dessa semana sobre o assunto.

Fonte: Detran-MS, por Viviane Freitas, em 27.05.2019.

Para elaborar seu recurso contra multa de trânsito, acesse nosso Kit Modelos de recurso para Multas de Trânsito.

Acesse e baixe nosso Manual de Processo Administrativo - Teoria e Prática para recorrer de multas de trânsito, suspensão e cassação da CNH , elaboramos este eBook completo, o qual é um verdadeiro curso para entender do processo administrativo a respeito das multas de trânsito, que também acompanha o Kit de recursos, organograma do processo, dicas para elaborar e endereçar adequadamente o recurso e toda a legislação atualizada.

Confira outros artigos em nosso perfil no Jusbrasil

Leia também:

Multa por Excesso de Velocidade

Multa de Bafômetro: dicas durante e após a autuação

Suspensão da CNH por pontuação. Novas regras...

Fui multado e não recebi a notificação

Como recorrer de multa de trânsito?

Conversão de multa em advertência

E-mail: tiago.recursoadm@gmail.com


  • Sobre o autorAssessoria on-line em Multas de Trânsito
  • Publicações237
  • Seguidores663
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2623
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-ms-explica-como-obter-a-cnh-e-crlv-digital-no-mesmo-aplicativo/719987295

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso De Multa Celular

Pierre Finóchio Assis, Advogado
Modeloshá 5 anos

Dirigir segurando ou manuseando o celular, Art. 252, § único do CTB

Bruno Boscatti, Advogado
Artigosano passado

Fraude do Chargeback: o que é e o que fazer se for vítima

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)